Objetivo do EBI

O Grupo de Pesquisa em Ecologia e Biologia de Invertebrados (EBI) pertence a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e tem como objetivo estudar e conhecer os invertebrados aquáticos continentais nos biomas Cerrado e Pantanal, observando o ambiente onde vivem, pesquisando suas relações ecológicas e comportamentais , o seu desenvolvimento e a sua preservação.
Pelo alto grau de degradação dos ambientes aquáticos causados principalmente pela agricultura e atualmente pelas indústrias é necessário um estudo mais detalhado para que estes dados possam ser utilizados na gestão pública e recuperação destes locais. Muitos córregos encontram-se altamente alterados fato demonstrado pela reduzida diversidade de espécies na região de Dourdaos e necessitam de intervenções para que sejam recuperados. A partir das pesquisas realizadas, o grupo desenvolve atividades de educação ambiental para crianças e jovens no sentido de levar o conhecimento da diversidade de espécies locais e demonstrar a importância na conservação destes tipos de ambiente. Como ferramenta de estudo, são identificados os macroinvertebrados com potencial para bioindicadores da qualidade ambiental, enfatiza-se também, o estudo da biologia e ecologia de crustáceos ainda pouco conhecidos na região o que aumenta o conhecimento científico da carcinologia local.
As seguintes linhas de pesquisa são desenvolvidas:
Estudo comparado de macroinvertebrados aquáticos em ambientes degradados e preservados.
Analisa a distribuição espacial e temporal e composição dos diversos macroinvertebrados aquáticos em ambientes lóticos e lênticos em ambientes degradados e preservados avaliando os níveis de tolerância de cada grupo ao estresse ambiental identificando possíveis indicadores biológicos da qualidade de água.

Biologia e ecologia de Crustáceos Decápodos
Estuda os diversos aspectos da morfologia, alimentação, reprodução, desenvolvimento, adaptação ao ambiente e interações ecológicas dos crustáceos decápodos em águas continentais, para ampliação do conhecimento da carcinicultura.

Desenvolvimento pós-embrionário e cultivo de braquiúros e carídeos de água doce
Pretende desenvolver o conhecimento científico do desenvolvimento juvenil de caranguejos de água doce e desenvolver técnicas de cultivo destes organismos.

Algumas espécies pesquisadas: Macrobrachium brasiliense, Macrobrachium amazonicum, Macrobrachium jelskii, Palaemontes ivonicus, Dilocarcinus pagei, Sylviocarcinus australis, Tricodactylus borelianus.