Em junho de
2010 foi realizada uma coleta de crustáceos nas lagoas pantaneiras (Miranda, MS) pelas alunas Lana Carla, Ellen Berbert e pelos professores Jelly M. Nakagaki e Emerson M. Carvalho. As coletas fazem parte do projeto “Iscas do Pantanal”. Durante as coletas, um grupo que apareceu com bastante freqüência foi o inseto aquático da família Belostomatidae (popularmente conhecido como besouro d’água gigante). Além disso, muitos deles apresentavam ovos no dorso, o qual chamou bastante a atenção. Assim, veja uma curiosidade reprodutiva deste inseto aquático:
A fêmea deposita até 100 ovos ou mais em blocos de ovos pegajosos no dorso
do macho dos gêneros Belostoma e Abedus. O comportamento específico deste grupo contribui para a eficiência de eclosão dos ovos. Por exemplo, machos mantêm um fluxo intermitente de água doce em cima dos ovos, acariciando com as pernas traseiras. Interessantemente, se os ovos ficarem soltos ou descolados, o macho canibaliza os ovos prontamente. Embora este canibalismo seja uma desvantagem à propagação das espécies, ou mais particularmente dos próprios genes dos animais, por outro lado, o cuidado involuntário do macho aumenta a eficiência de eclosão dos ovos.
A fêmea deposita até 100 ovos ou mais em blocos de ovos pegajosos no dorso
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZCzX9WVeov7AkgXAV7N0rDG8ULWpUy7rMO37TN6RK6ZOkc9AAK0Egb6zR7LYVIdjl_OMfKMjrrLdgZovSQ33q3QNU1RONvslyHJ6m2UpHpbVoHLNCqVjQrW9FjXgK8yR4d2XOA71ypC0/s200/Belostomatidae.jpg)
Muito bom. Essas fêmeas sabem conduzir uma relação...
ResponderExcluirAna Amélia
HOLA COMO ESTAN UNA PREGUINTA COMO PUEDO SABER SI ES MACHO EN FUNCION DE LA GENITALIA DEL MACHO
ResponderExcluir